sábado, 12 de julho de 2014

Opinião: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll


       Olá leitores! Hoje trago-vos a minha opinião sobre um clássico que toda a gente conhece: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.
       Devo confessar que sentia grandes expectativas em relação a este livro. Esperava que fosse um livro mágico, que me prendesse à leitura pelo seu enredo e personagens peculiares e imaginativas. Infelizmente, isto não aconteceu...

       Como toda a gente sabe, este clássico relata-nos o sonho de Alice. Esta, adormecida no colo da irmã, sonha ver um coelho a correr para um buraco, no qual Alice acaba por cair ao perseguir o coelho branco, que dizia estar atrasado. A partir daqui, toda a gente sabe contar esta história que fez parte da infância de tantas crianças.
       Uma coisa que devo dizer desde já, é que esta história é um pouco diferente da que vemos no filme da Disney, de 1951, e no de Tim Burton, de 2010. Vê-se que os realizadores, produtores e argumentistas destes filmes quiseram dar alguma lógica a uma história sem sentido, tentando manter a sua essência peculiar e sonhadora. Houve acontecimentos do livro que não foram incluídos nos filmes, e outros que foram modificados (felizmente).

       Achei o enredo completamente ilógico, os diálogos desinteressantes e as personagens completamente vazias e irritantes. A mais irritante era Alice, pois esta não demonstrava ter personalidade nenhuma.
       Por um lado, até percebo o porquê do livro ser assim. Afinal de contas, isto é pura e simplesmente o relato de um sonho. Normalmente os sonhos são assim mesmo, estranhos e sem sentido. Mas, a meu ver, isto faz com que o livro seja uma leitura sem interesse, pois os acontecimentos não têm qualquer explicação para acontecerem, nem existe qualquer relação entre os mesmo, fazendo com que não haja introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho no enredo.
       Sempre adorei a personagem do chapeleiro louco, principalmente no filme de Tim Burton, que é interpretada por Johnny Depp, mas no livro senti que esta personagem não era tão 'louca', mirabolante e divertida como era no filme. É apenas mais uma personagem sem sentido e personalidade.
        Devo confessar que fiquei triste por não ter gostado do livro, dado que sempre gostei dos filmes da Alice no País das Maravilhas, que referi a cima. Acho que isto se deve ao facto de, nos filmes, eu sempre me ter perguntado se aquilo era realidade ou era um sonho. No livro, não coloquei esta questão, pois percebi logo desde o início que tudo é irreal.
       Para quem já leu o livro, deixe nos comentários se concordam comigo ou não. Gostava de saber mais opiniões...

0 comentários:

Enviar um comentário