sexta-feira, 27 de junho de 2014

Opinião: O Hobbit de J. R. R. Tolkien


     Olá! :) Acabei finalmente de ler O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Foi a minha única leitura do mês de Maio, pois andava a preparar-me para os exames. Então foi estudar, estudar, estudar...
     O Hobbit é a história da maior aventura vivida por Bilbo Baggins. Ele, 13 anões e Gandalf dirigem-se à Montanha Solitária para reaverem parte do ouro dos anões, roubado e guardado pelo dragão Smaug. Pelo caminho encontram aranhas, gnomos, trolls ...


     Eu adorei o livro! Gostei da improbabilidade de um hobbit se encontrar no meio de uma aventura. A forma como o Bilbo se sente desconfortável ao longo da sua jornada confere-lhe uma evolução muito orgânica. Os hobbits são criaturas pacatas que não se metem em confusões, e estão habituadas ao sossego dos seus buracos. Bilbo não se torna automaticamente num herói, ele dúvida bastante das suas capacidades e deseja voltar à sua confortável casa, mas à medida que vai ultrapassando mais e mais obstáculos, percebe que é capaz e que consegue ser tão lutador como os seus companheiros. Na minha opinião, muita da sua coragem vem do anel, que o torna invisível. É mais fácil ser corajoso quando ninguém nos vê. 
         
     Uma coisa que me baralhou um pouco foram os anões. São treze e, apesar de alguns sobressaírem mais que os outros, acabei por não saber quem era quem. Adorei também os obstáculos que têm de passar, as personagens secundárias e os cenários. Acho extraordinária a imaginação do Tolkien. O mundo por ele criado é vasto e cheio de detalhes.
     Uma das minhas partes favoritas, foi o episódio do Gollum. Eu já conhecia a versão dos filmes mas foi ótimo conhecer a sua origem. Acho que a passagem de livro para filme foi excelente em relação a esta personagem, a única diferença é que no livro ele é 'negro como a escuridão'. Achei Gandalf um pouco enigmático de mais e em algumas partes acabei até por me esquecer que ele participava na ida até à Montanha Solitária.

     Apreciei bastante o facto de as personagens não serem totalmente boas ou más. Por exemplo Thorin, é um anão muito orgulhoso e honrado mas demonstra alguma ganância quando se apodera do tesouro. Considero que isto torna as personagens muito mais reais e mais fácil de nos relacionarmos com elas.

     Recomendo imenso este livro! Vou sem dúvida reler... :)

2 comentários:

  1. Gostei muito deste livro mas gostei ainda mais de Senhor dos Anéis. Apesar de saber o nome de todos os anões às vezes ainda confundo quem é quem pois são muitos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tenho a Irmandade do Anel a postos, ler o Hobbit deu-me ainda mais vontade de ler a trilogia :)

      - Patricia

      Eliminar