sábado, 24 de maio de 2014

Top 5: Personagens Favoritas | Miguel


     Olá leitores! Aqui vai o meu Top 5 que reúne as minhas personagens literárias favoritas. Mais uma vez, também não consegui pô-las por ordem, por isso o top não se encontra por ordem de preferência.

Lord Voldemort
     Indubitavelmente não tenho muita afinidade com personagens principais. As secundárias e os vilões chamam sempre mais a minha atenção, e este é um desses casos. Gosto d'aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado, pois é uma personagem muito forte, com uma personalidade profunda e complexa. Tem um passado dramático e é o seu objectivo de vida que dá conteúdo à saga Harry Potter: para além de querer ver Harry morto, Voldemort quer evitar a morte e ser imortal.


Severus Snape
     Ainda dentro da saga Harry Potter, incluo neste top o Severus Snape. Nunca uma personagem me surpreendeu tanto como ele. O professor de Hogwarts é, talvez, a personagem mais corajosa que alguma vez vi. Tal como Voldemort, esta personagem é marcada pelo seu passado dramático e pelo seu objectivo de vida: manter a memória de Lily viva e ajudar Dumbledor a derrotar o senhor das trevas. Acho também curiosa a forma como Snape consegue estar no lado do bem e no lado do mal ao mesmo tempo, o que só demonstra a força deste personagem. Para lerem mais sobre a saga Harry Potter, cliquem aqui.


Jay Gatsby
     Jay Gatsby é o protagonista do clássico O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. Esta é uma personagem misteriosa, sobre a qual ninguém sabe ao certo quem é na realidade, pois contam-se várias histórias sobre o seu passado. Gatsby tinha tudo o que um homem podia querer. Este dava festas extravagantes, cheias de animação, dança e excessos. Contudo, Gatsby estava sempre sozinho na sua vida, pois ele só queria uma pessoa apenas.
     Uma personagem à qual me apeguei durante a leitura do livro e que acabou por me deixar triste. Adoro a sua personalidade, humildade e gentileza. A prova de que o dinheiro e os luxos não são tudo na vida.



Lisbeth Salender
     A trilogia Millennium, de Stieg Larsson, tem duas personagens como principais e Lisbeth Salander é uma delas. Ela é uma investigadora freelancer e Hacker na internet. Possuí memória fotográfica e é a personagem mais inteligente e capacitada que conheço. É independente e também sociopata. É uma rapariga com uma passado trágico, o que acaba por fazer dela uma mulher forte. É a prova de que as aparências iludem, pois nos livros ninguém acredita que é super inteligente e talentosa.




Augustus Waters
     Apesar de não ter gostado lá muito do livro The Fault in our Stars, de John Green (cliquem aqui para lerem a minha opinião sobre este livro), consegui tirar deste livro uma das minhas personagens favoritas. Gus, como é conhecido, é um rapaz que sofre de osteossarcoma. Toda a sua maneira de ser e a sua filosofia de vida inspiraram-me. Ele é uma pessoa que aproveita o presente como se não houvesse amanhã, sabendo sempre dizer o certo na altura certa. Identifico-me bastante com o seu objectivo e grande medo na vida: deixar a sua marca no mundo, para evitar ser esquecido depois de morrer.


     E é tudo, espero que tenham gostado! Digam-me quais as vossas personagens favoritas, e se se identificam com o meu top 5. Cliquem aqui e aqui para verem os nossos outros top 5 sobre livros preferidos :) Boas leituras...

4 comentários:

  1. O Snape é a minha personagem preferida de sempre, sempre gostei dele desde o inicio da série, é uma das melhores personagens de sempre!
    :)

    ResponderEliminar